DOR ARTICULAR – dor óssea precisa, centrada, sobre a vertebra concernida. A dor geralmente aumenta no final do movimento, ao chegar na barreira óssea. Características: pontual, precisa, final do movimento.
DOR DISCAL – dor aguda, que se manifesta principalmente quando o corpo esta sob pressão da gravidade. Essa dor aparece imediatamente em latência, aumenta com a tosse e defecação em que há aumento da pressão abdominal e intradiscal. Características: aguda, aparece nos primeiros 30° da flexão de tronco, aumenta com a pressão abdominal, rigidez matinal.
DOR LIGAMENTAR – dor aparece quando o local é mantido por muito tempo e também no final das amplitudes articulares. Produz-se depois de um período de latência entre dez minutos e uma hora. A dor é descrita como em queimação. Características: latência, dor em repuxe + queimação (leve).
DOR MUSCULAR – a dor se manifesta no movimento, na contração muscular. É descrita como surda ou difusa, do tipo de contração muscular. Ao estirarmos o músculo, há sensação de repuxe no trajeto do tecido. Características: repuxe, dor no meio do movimento, área mais ampla, ponto gatilho, dor surda.
DOR NEURAL – dor de origem nervosa é descrita pelo paciente como filiforme, radicular, descrevendo seu trajeto com o dedo. A dor aumenta com certos movimentos do tronco e quando o nervo é provocado. Características: irradiação, parestesia, perda de força, alterações de reflexo.