A reeducação postural global é um método que trata as desarmonias do corpo humano levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente, já que cada organismo reage de maneira diferente as agressões sofridas. É um técnica que considera o sistema muscular, sensitivo e esquelético como um todo e procura tratar, de forma individualizada, os músculos que se diferenciam na estrutura.

O RPG utiliza de fatores fisiológicos promovendo o alongamento e a liberação das cadeias musculares, restabelecendo o realinhamento postural e o desaparecimento das disfunções, trazendo maneiras para prevenir e tratar desvios posturais, deformidades e disfunções. Este método procura corrigir o “mau uso” que os indivíduos fazem de seus músculos, ossos e articulações, restituindo a boa morfologia – como resultado, recupera a função, e os movimentos corporais se tornam mais integrados, harmoniosos, perceptíveis e conscientes.

Globalidade, individualidade e causalidade são os princípios seguidos pelo método RPG, princípios que abordam a totalidade do corpo, buscando corrigir tudo que se afasta da fisiologia normal, que analisa e trata cada individuo pessoal e unicamente e busca tratar não os sintomas, mas as suas causas.

Atualmente o estilo de vida sedentário e estressante apresenta-se como fator agravante, desencadeando em todos os sistemas corporais um mau funcionamento e gerando tensões, tudo isso fortemente associado com alterações comportamentais e emocionais, formando assim uma estrutura complexa e inespecífica. Na busca por qualidade de vida a população está cada vez mais preocupada com os cuidados relacionados a saúde do corpo. Cada um apresenta suas preferencias na atividade laboral, social e também na procura por atividades que trabalhem o corpo de uma forma global. Concluindo, existem diversas técnicas disponíveis para esses objetivos e entre elas está o método RPG, indicado não somente para quem sente dores, mas pra quem busca equilíbrio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *